Epitáfio
Augusta Schimidt

Quando eu tiver que partir não me despeço da vida, pois sei que esta não acaba. Mas despeço-me dos amigos que aqui ficarão. Não será adeus, será até breve, pois também sei que um dia nos encontraremos. Esta é a viagem que todos faremos...
E quando eu me for, quero deixar na minha lápide os meus sonhos de menina, meus sonhos de mulher...
Quero agradecer as rosas amarelas deitadas ao mar, símbolo de um grande amor vivido em toda sua dimensão.
Quero que quem as encontre , saiba que fui feliz, apesar de adversidades...
Quero deixar minha poesia aos ventos, para que as leve em suas asas ao outro lado do oceano, para que saibam que :

Aqui jaz um corpo
Cuja alma fez amigos,
Conquistou...
Construiu castelos...
Desmoronou...
Reconstruiu...
Mas jamais perdeu a Esperança.

Aqui jaz um corpo
Cuja alma voa nas asas do vento
Percorrendo o firmamento
Recitando os versos
Que fez ao longo da vida

Aqui jaz um corpo
Cuja alma está feliz...